segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Danslexia


Não sei o que acontece comigo nas aulas de dança enquanto o professor explica o passo. Estamos lá todos em roda, o professor no meio com sua assistente mostrando o passo, falando e fazendo ao mesmo tempo (daria até pra escolher com que sentido prestar atenção). Daí eu pisco e de repente ele grita um desses:
_Vamos la!; ou
_Na roda!; ou
_Com o par!; ou
_...7...8!
E eu nunca, nunquinha, em tempo algum, sei o que é que eu devo fazer. É um não-sei-que-passo-ele-acabou-de-ensinar tendendo para um isso-é-aula-de-que-ritmo?
E quando você faz aula com outro dansléxico? O professor manda pegar o par e me deparo com um cavalheiro me perguntando com um olhar desesperado: “Você entendeu?” ou “O que é mesmo pra fazer?”. Pior é que tenho um crachazinho diferenciado que faz os alunos terem a maior confiança para perguntar. Prova cabal de que imagem é tudo nessa vida... como se o crachazinho me desse poderes subrenaturais.
Mas então. Daí o aluno me pergunta o que tem que fazer. Não posso começar a chorar. Nem a rir. No máximo, sorrir. Não posso sair da sala correndo toda vez que alguém me pergunta isso. Posso fazer cara de brava pro aluno: “Você não tava prestando atenção não? Tsc, tsc!” Posso me esforçar pra prestar mais atenção à aula, mas não dá. Já tentei observar do fundo da sala se isso acontece com o resto do povo. Ta, não assisto a muitas aulas do fundo da sala, mas nas poucas que vi, depois do 8 todo mundo faz direitinho a coreografia do passo recém-ensinado, nenhuma cara de como-assim. O negócio é comigo mesmo. Comecei a reparar o que raios eu fico fazendo enquanto todo mundo aprende o passo. Esforço surreal para, além de não aprender, ainda descobrir o que me atrapalha.
Professor vai pro meio da roda.
Eu começo a viajar. Meu ombro tá doendo. Maldita fisioterapia. Que bonito o sapato dela! Ah, não, muito alto. Essa parede é verde ou azul?
_...7...8!
Aimeudeus! Perdi o passo de novo! Na próxima parada (já notei que acontecem pelo menos umas duas por aula), juro que vou prestar atenção só no professor.
Professor vai pro meio da roda de novo.
Gente, eles têm muita diferença de altura! Mas e daí, ela dança tanto, podia ter 30cm que ainda ia arrasar! Ai, preciso prestar atenção à explicação. Vou olhar pra eles. Tadinha, deve estar morrendo de calor com esse “colã”. Como escreve “colã”? Não faço idéia. Não, não vou pensar na roupa. Já pensou o povo dando aula sem roupa? Saio da sala pra rir lá fora, fingindo que vou beber água. Mas tenho que voltar correndo porque ele já mandou executar o passo... Passo? Que passo? Merda.
Já passou 75% da aula, não deu, duvido que ele vá mostrar mais algum passo hoje.
Mas nos 10 minutos finais:
_Gente, dêem uma olhadinha aqui.
Inspiro, concentro todas as minhas forças. Não pisco, não me distraio com nada. Não enxergo o resto da sala, só os professores. Tenho fé que eles vão fazer um passo e eu vou entender. E eles fazem um passo básico de bolero. E outro. E outro. Devem estar se preparando pra entrar no difição-twist-carpado, né? Claro. Um paradinha... e mais uns dois passos básicos. Ele anda até o som. Mentira que no dia em que eu consegui prestar atenção, ele vai reensinar o passo básico, mentira! Ele:
_Prestaram atenção na música?

P*taquepariu! Definitivamente, não nasci pra isso!



P.S.: Metade da idéia do nome da danslexia é do Haroldo. Idéia discutida enquanto o professor explicava um passo e eu me preocupava em definir uma dislexia corporal...

P.P.S.: Antes de começarem a me zoar, tenho que informar que tenho dislexia de verdade. Nada grave, mas tenho. Num grau baixo, mas tenho. Se bem que esse negócio com a dança é sintoma mais de TDAH do que de dislexia propriamente dita. Não sei. Será que tenho isso também? Aimeudeus.

8 comentários:

Caio disse...

eu tenho isso.

Caio disse...

mas já percebi o que me impede de prestar atenção. eu revivo o passo.

o prof cruza a perna, eu penso "cruzar a perna". mas, aí, ele já descruzou...

e as pernas deles são seeempre mais rápidas que o meu raciocínio!

Unknown disse...

Eu tenho TDAH!
Mas não sou dansléxico. Se bem que no inicio de minha carreira eu não conseguia pegar passo olhando. Agora já consigo se olhar umas 1.000.000.000.0000.000 de vezes. Dependendo do passo, uma já dá. :P
Adorei o post. Acho que vou começar a te chamar para o meio da roda. Idéia boa não?

Unknown disse...

Acho que é COLLANT ou COLAN. Ou será Colã? rssrsrsrsrs

Adriana Rodrigues disse...

Collant. acho que é francês. espero que você não esteja falando de mim nas minhas costas... :Op

Não tenho danslexia. Sou uma aluna aplicada. E ai de quem discordar.

Janaína disse...

Tava com saudade desse tanto de comentários... obrigada pela soilidariedade de voc~es com a minha doença!
Amo vocês.

bete p.silva disse...

Sou uma dansléxica!!!

E dansléxica covarde, você ainda dança.

bete p.silva disse...

Sou uma dansléxica!!!

E dansléxica covarde, você ainda dança.