quinta-feira, 11 de setembro de 2008

D com louvor


“…anemia…
…leucopenia…
…plaquetopenia…
…neutropenia…”


Finge que isso aí é um cardápio. Finge que eu não tenho educação e escolhi todas as opções. É, tirei esses nomes aí do meu laudo médico pericial. Passei num concurso difícil e quase tomo pau no exame de sangue, pode?
O perito com que fiz meu exame admissional fez muitas perguntas com meu exame de sangue na mão, não gostei.
Perguntou se meu cartão de vacina está em dia. Rá, né? Claro, tomei aquela de gotinha da campanha do Seu Boneco. Se não me engano, foi em 1992.
_Então você não tomou a da hepatite?
_Não.
_Nem nenhuma do tétano?
_Não (deurmelivre!).
Se me perguntassem por mais uma vacina eu nem podia gritar, porque me ensinaram que a gente tem que sorrir pros peritos, né?
Então. Ela pediu pra repetir os exames. E encaminhou prum hematologista. E sugeriu que eu regularizasse o cartão de vacina. Até tentei, tomando a da rubéola ontem, no meu braço que não estava doendo. Agora estão os dois doendo, ó que ótimo!
Depois dessa novela toda, escreveram “APTO” no laudo. Tipo, você está quase morrendo, mas pra tarefa que você tem que desempenhar, dá. Eba! Passei com D, como sempre. Com louvor. Não acredito em A com louvor. Louvor é pra quem tira D. Pra gente dizer que escapou do abismo, tem que estar na beiradinha. A 2m de distância não dá nem pra se orgulhar.
Mas então. Além do stress da expectativa, tinha que escutar uns comentários de “também, né, você só come porcarias” e umas piadinhas tipo “se tivesse um McFígado, hein!”. Saco. Nem é isso. A questão genética é mais forte do que pode parecer. Eu já tava até planejando processar o Corregedor por preconceito racial caso ele me reprovasse, mas não foi preciso, hehe. Claro, porque se um cara que não é médico pega um laudo escrito “apto” e vai escarafunchar a quantas anda o meu sangue, ele só pode estar de implicância com a minha foto, né?

6 comentários:

vava disse...

Janaína, é muito interessante a avaliação desses peritos. Quando eu fui entrar na PBH eu falei, ingenuamente, com a médica que eu tinha uma saúde ótima e SÓ sofria de uma "rinitezinha", pq afinal de contas todo mundo tem alguma coisa e eu não queria ser diferente,né. Não é que a vaca exigiu avaliação do otorrino pra me considerar apta! Mas o que eu acho mais interessante, é que se a rinite é tão grave assim, pq eu não posso faltar de serviço quando ela me ataca? Tenho certeza que se eu apresentar algum atestado por rinite, serei exonerada.É o mesmo caso de todas as suas ias. Os peritos não sabem que isso não a impede de trabalhar? Que é possível vc trabalhar até o dia da sua morte? Que não seja, claro, por nenhuma "ia" dessas

Janaína disse...

Va, você acaba de me lembrar que esqueci de falar pra médica da rinite!
Ainda bem, hehe!

Unknown disse...

Parabens pelo D!
Eu sempre passei com 60. E daí? rs

Unknown disse...

Parabens pelo D!
Eu sempre passei com 60. E daí? rs

Unknown disse...

Parabens pelo D!
Eu sempre passei com 60. E daí? rs

Vaidade disse...

nem vou te dar parabéns, pq o grilo já fez isso por mim e por mais alguém...(não deu pra deixar passar, sorry...)

mas hein? forte que nem um... peixinho de aquário!