domingo, 28 de setembro de 2008

Fisioterapia dói

Arrumei uma doença nova. Uma não, duas. Tá, meus ombros sempre doem – nos últimos meses mais -, estalam de vez em quando, não consigo fazer a força necessária nas aulas de dança de salão, não agüento peso nenhum nos braços e ultimamente nem tava conseguindo segurar no ferro de cima do ônibus. Daí fui ao ortopedista. Que diagnosticou instabilidade nos ombros e hiperfouxidão ligamentar. Algo como as correias (ou ligamentos) que prendem meus braços estarem frouxas. Ótimo. 10 sessões de fisioterapia.
No dia da avaliação – surpresa! -, minha mochila pesava 13kg. Achei melhor não contar pra fisioterapeuta que a mochila tava mais leve por causa das pseudoférias. Tomei um xingo, claro. Aí ela foi me submetendo a mil testes, um deles inclusive pra mensurar a força. Tipo, numa escala de zero a dez, minha força nos braços é três. Três! Daí lembrei que nas aulas do Érico-Rei ele fala que não é preciso fazer muita força no contato com o cavalheiro, basta a força de um bebê. Dada a dor que tenho sentido nas aulas, acho que um bebê me nocautearia com uma mão nas costas, que derrota!

A fisio tá super chata. To na terceira sessão, rezando pra acabar. Por causa da maldita da apalpação – uma das etapas -, meus ombros estão doendo mais que sempre. Prova cabal de que não tem nada a ver com meu stress – to estressando com nada essa semana. Na verdade não são os ombros que mais doem, mas o trapézio, músculo que eu nem sabia que tinha no corpo, pra mim era só uma figurinha de geometria plana. Enfim, eu tenho e dói pacarai. Lá também eu faço uns exercícios com pesinhos, pra fortalecer o bíceps e o tríceps e estou fazendo com – não riam! – meio quilo em cada mão. Mas amanhã vou aumentar! Depois eu faço um negócio com ultra-som, que é gostosinho, não dói, ela fica passando gelzinho no meu ombro enquanto me fuzila de radiação. É a segunda melhor parte. Depois tem um negócio que ironicamente elas chamam de “relaxamento”. É tão ruim quanto a apalpação do inicio, dói horrores, ela monta de cotovelo no meu trapézio, quase morro! Depois vem o choquinho, uma delícia, me faz dormir: ela cola em mim quatro eletrodos que fazem contrair a musculatura. Acho que é assim que funciona aquele Total Shape, com que a gente pode emagrecer comendo x-tudão.

Mas, como dizia alguém, o inferno tem porão! E na terça tenho avaliação da academia em que vou começar a fazer musculação, antes mesmo de terminar a fisio, também recomendada pelo orto...

Um comentário:

bete p.silva disse...

Fui lá no seu orkut pra descobrir que seu nome é Janaína.

Fui, mas volto, xauuuuuuuuuuuu