quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Independence Day


Fui pra Guanhães no “feriado”. As aspas são devidas ao feriado cair num domingo, ninguém merece. Mas fato é que fui pra Guanhães na sexta. Mamar na minha mãe, como já tinha contado aqui. E ver o desfile de 7 de setembro, do qual o povo lá de casa participa ativamente.
Assim, as escolas da cidade todas desfilam. Minha mãe trabalha em duas – desfilou duas vezes. A cidade tem três fanfarras: A maior e mais tradicional de todas, do colégio em que eu estudei lá, é liderada pelo meu tio Luiz. A segunda, das escolas municipais, é liderada pelo meu irmão. A outra é dos ricos, rs.
Óbvio que vou morrer chamando Luiz e Thiago de fanfarrões, claaaro!
Fui pra assistir o desfile, não imaginava que iria participar tanto dos bastidores.
O desfile começaria às 7h30’ da manhã. Pontualmente (ahã!). Às 15 pras 7, Luiz e sua fanfarra deveriam estar no colégio. E eu junto, porque ele me escalou pra ser sua assistente. É que ele precisava de alguém malvado pra ajudar na entrega dos instrumentos, alguém que não se comovesse com os meninos pedindo pra fazer trocas. Não que eu seja esse tipo de pessoa (longe de mim!), mas é que eu era a única pessoa da casa que não ia desfilar e tinha menos de 80 anos. Claro que agora estou visualizando tia Bernardina fazendo minha tarefinha...
Enfim. Fomos. O desfile das 7h30’ começou às 9. O sol rachando. Nunca mais pergunto cadê o aquecimento global. E ainda faltam quase duas semanas pra terminar esse inverno escaldante. Se bem que reclamo do calor tanto quanto do frio, não importa. Mas prefiro frio. Só pra constar.
Voltando.
Meu primo Vinícius, de 5 anos, desfilou com a escolinha dele. Quando ele chegou ao final do percurso de quase 2km, estávamos esperando. Trocamos a roupinha dele e levamos de volta pro início: a fanfarra do pai dele ia entrar e ele ia junto. Tocou mó bunitinho. Agüentou firmemente, brilhou! Vinícius é uma graça, ele não chora! Andou mil anos e não chorou, já machucou e não chorou, no dia em que a mãe dele foi embora, deixando ele e os irmãos pra trás, ele não chorou. Qualquer dia eu conto aqui.
Depois do desfile, tive um acesso de stress, comecei a chorar e Vinícius começou também. Que dó, morri de remorso, parei de chorar e comprei montes de balas pra nós. Quem disse que dinheiro não traz felicidade? Quem visse a gente sentado no chão morrendo de rir não diria que estávamos chorando minutos antes. Saudade de quando eu era pequena e não sabia o que significava ser bipolar...
Falar em ser pequena, eu devo ter sido uma das únicas da família que não desfilei em 7 de setembro nenhum na vida. Estudei 4 anos no colégio. Antes de eu entrar, tinha desfile. Depois que eu saí, tem. Estudei no limbo cultural, que beleza!

P.S.: não gosto de videozinhos, mas esse aqui é pra quem quiser saber o que é fanfarra. Só achei no youtube a dos ricos, mas, né, viu uma, viu todas...

3 comentários:

Unknown disse...

Eu já toquei numa Fanfarra, certa vez. Toquei tarol... Não me esqueço da minha falta de coordenação com as baquetas no início.´Tempos que não voltam mais!

Vaidade disse...

tarol???

etão, que lindo!!! a urbanóide nunca viu um desfile de 7 se setembro ao vivo... =(

dúvida: bipolar ou tpm???

Janaína disse...

Bipolar com tpm...