segunda-feira, 26 de maio de 2008

TPP – Tensão Pré-Prova


Sofro de tensão pré-prova. Faço provas há quase um quarto de século e até hoje não aprendi, sempre os mesmos sintomas.
Os mesmos, assim, né, tem vez que é pior... Semana passada foi a semana pré-provamaiscomplicadadetodas. Muuuuito dó das pessoas que tiveram que conviver comigo. Eu estava o cão.
Além dos sintomas de sempre como dor de estômago e alteração de apetite, ainda tive dores musculares, espinhas no rosto, boca estourada, péééssimo humor e ainda sono perturbado e entremeado por pesadelos (diliça!). Parece pouco? Então vou contar uns pesadelinhos que me aterrorizaram na fatídica semana:
Um dia, sonhei que minhas notas nas provas do curso estavam todas erradas. Eu fazia simulados toda semana, e estava até indo até bem (vide gráfico). No sonho eu enxerguei uma virgulinha bem pequenininha em todas as minhas notas, o que as fazia dividir por 10! Se bem que, como diz um amigo meu, "simulado não é nada, na hora do vamos ver é que vamos ver".
Sonhava com meus professores me dando abracinhos de consolação por não ter conseguido.
Sonhei que tinha esquecido de ir à aula e perdido as dicas mais importantes da professora. O que era muito possível de acontecer, porque eu não estava sabendo em que dia da semana estava.
Na última noite tive vários sonhos: sonhei que tinha acordado às 10h da manhã e perdido a prova que era às 8h. Depois dormi de novo e sonhei que tinha entregue o rascunho e ficado com a prova oficial. Esse último sonhinho me fez ficar com o TOC de conferir 217 mil vezes que caderno eu estava entregando.
Caderno? Siiiiiim!
Seis redações em quatro horas, filhotes.
Seis completamente diferentes. E eu cansadaça e derrubada de sono. Fui obrigada a chupar quilos de balas de café, o que acabou me dando gás pra fazer a prova inteira em tempo. Disse o povo daqui do trabalho que se tivesse anti-dopping eu teria sido pega. Nem é assim.
Um dia sonhei que minha mão estava tão suada que rasgava a prova. (No dia, graças a Deus, fez tanto frio que minhas mãos não foram machas o bastante pra produzir suor).
Falar em secreções humanas, queria saber exprimir em palavras o que é fazer uma prova dessas apertada pra fazer xixi. Como já contei aqui, ansiedade me dá muita vontade. Porém, não tinha jeito de eu perder tempo de produção de texto fazendo uma coisa prescindível como ir ao banheiro. E me orgulho de ter calculado direitinho, pois só consegui sair da sala faltando 3 minutos pro fim da prova (e deixando pra trás mais de 20 dos 30 candidatos da minha sala, rá!). Imagine se eu tivesse ido ao banheiro, o sinal tivesse batido antes de eu terminar e o fiscal puxasse a prova da minha mão? Eu morreria! 15 vezes!
Enfim, saí da prova como se tivesse sido atropelada por um rolo compressor. Um rolinho compressor do bem, que tira um peso das costas da gente. Mas acabei descontando minha raiva e cansaço em quem não tinha culpa nenhuma. E que ainda foi uma gracinha comigo. Ai, eu vou pro inferno...
Depois, porque semana que vem e na outra eu ainda tenho prova...

2 comentários:

Camila Luquini .♥ disse...

Concoordo plenamente, e agora descobrir que tenho TPP . Eu fico muito nervosa,minhas mãos suam gelado, minhas pernas tremem, ales dos sintomas citados por você, principalmente nas provas de português e matemática (muitoos mais em matemática ), mas tem vezes que eu não fico assim, na verdade tem vezes que eu fico tao calma , que tenho dúvida se sou eu mesma ali . Acho que quando tenho confiança de que vai dar tudo bem ( traduzindo , quando tenho certeza d q eu sei tudo ) eu fico calma . Mátemática é o meu terror, tbm teenho pesadelos, uma vez fiquei assustada com um q tive, eu sonhava q tirava 8.5 em portugues e minha amiga 8.0 ,( isso no começo do bimestre, quando a professora tocou no assunto , prova ), passando um tempo, fizemos a prova e uma semana depois o resultado, eu tirei 8.5 e ela 8.0, até hoje tenho medo de sonhar com nota . Bom, pelo menos não estou sozinha no mundo . Beijoos .

Janaína disse...

Camila, se vc for de BH e quiser ajuda com Matemática, me avise.
Eu dou aulas particulares ;)