segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Horário de inverno



Finalmente acabou o horário de verão. Grazadeus. Adorei acordar e já estar claro, bom demais.
Vou viver 200 anos e nunca vou entender a justificativa pro horário de verão.
Na minha casa, pelo menos, nem um único joule foi economizado. Claro que a parte que a gente olha lá na conta são os reais e não os joules, mas enfim.
Como a gente acorda hiper cedo, não adiantava acender as luzes uma hora mais tarde no fim do dia, se acendíamos uma hora mais cedo no início do dia.
Quanto àquele 0,5% de energia que é economizado (quem estiver duvidando, veja a fonte), pra mim não vale o esforço, de jeito nenhum. Acho que o ganho seria maior se o horário continuasse normal e fosse suspensa a iluminação de Natal. Mas não importa, quem quer que determine isso, nunca irá perguntar minha opinião.
Mas esse nome, “horário de verão”, sempre me fez pensar. Verão é uma coisa tão anti-natural que o horário que não é de verão não é horário de inverno, e sim horário normal.

2 comentários:

Vaidade disse...

1 - na região sul, anoitece tipo 21hs, ou seja, dá para economizar um tanto... já aqui, ok, a diferenças na economia de energia não é tão grande quando pensariamos...
Mas gosto de acordar uma hora mais tarde...
2 - a.do.rei! a perspicácia do nome "horário de verão" X horário normal... hahahhahaha
3 - odeio listas com apenas 2 itens...

viajero disse...

ia falar a mesma coisa: em Buenos Aires também há horário de verão, porém lá anoitece as 21h, ou seja, dá para economizar energia pra caramba...