terça-feira, 30 de outubro de 2007

AMIGOS, amigos


Hoje falei com um daqueles AMIGOS antigos. Um daqueles que eu não vejo sempre, mas que quando o encontro, parece que a gente não se vê desde... ontem!
Ótimo, tudo de bom, mas ter amigos também tem umas complicaçõezinhas.
E os amigos que cismam de contar suas mazelas no dia em que você também está cheio de problemas? Só ouço se for AMIGO, assim, tudo maiúsculo. Se não, falo NÃO, numa boa.
E aqueles pra quem você fala NÃO e ficam de mal? Ah, nem.
E aqueles amigos que pedem que você fale a verdade, você fala e eles ficam de mal?
E aqueles que ficam de mal e você nem sabe por quê? Somem da sua vida igual o Mister M. Não, o Mister M volta pra explicar o sumiço...
E a ciumeira?
Já tive um amigo que me cobrou:
_ Mas por que você deu presente pra fulano? Você nunca me deu presente!
_ Nossa, que calúnia! Já te dei um monte de presentes! (Leia-se presentes = bala, borrachinha, bilhete, etc.)
_ Mas nunca com tão pouco tempo de amizade...
Ai, meudeus, agora tenho que fazer uma planilhinha com os apontamentos, tipo: “presente, depois de 3 meses; dormir na casa do outro, depois de um ano”? Ah, faça o favor!
Falando em tempo, não dá pra estimar o tempo pra um coleguinha virar amigo e pra um amigo virar AMIGO. Tem amizade que começa à primeira vista e gente com que você convive há mil anos e não é amigo. Ainda não é ou nunca vai ser. E muitíssimas pessoas que não entendem isso.
Há uma construção, realmente, mas é totalmente atemporal. Também não ao ponto de um scrap que chegou pra mim outro dia no Orkut assim: "Posso ser sua amiga?" Apesar de crer que ela não deva ter a mesma percepção semântica que eu dessa palavra, respondi: "Infelizmente, no momento, não tenho tempo de ter mais nenhum amigo".
Brilhei ao não completar o scrap com: “Se algum dos meu atuais amigos morrer ou ficar irremediavelmente de mal, abrirá uma vaga, daí eu te aviso.” Não escrevi isso.
E os AMIGOS que te aconselham nas crises com outros amigos? Há pouco tempo ouvi:
_ Você acha que pegou pesado?
E eu:
_ Nem sei do que se trata! Eu falo tanta coisa com ele, que nem sei por qual delas ele se ofendeu!
E amigo que quer que você adivinhe as coisas? E quando você tenta adivinhar, erra e ainda toma xingo porque ele acha que você já devia conhecê-lo o suficiente pra prever corretamente?
Falando em xingo, e amigo que tá puto com alguma coisa que nada tem a ver com você e você acaba levando ferro, só por estar por perto na hora da raiva?
E os amigos que acham que desculpas consertam as coisas?
E os que acham que não podem errar? (Não que as desculpas consertem os erros...)
E os amigos dos amigos que você rouba pra si? E os amigos seus de núcleos diferentes que se conhecem através de você e viram amigos?
E a linguagem que só um grupos de amigos entende? Nó, vou escrever um post depois só disso.
E os amigos que te salvam?
E amigos pelos quais a gente se apaixona? Mexa com isso não, confie em mim, eu sei o que estou dizendo.
E amigo que te pede opinião? E o que te faz pensar em pleno sábado à noite?
E os critérios de seleção de amigos? Gosto de fazer o exercício de olhar para uns amigos que tenho e me perguntar: “Se eu não o conhecesse, eu me aproximaria dele? Por quê?” Pré-julgamento, eu sei. Mas eu sou assim. Tem umas características que me dão preguiça, como excesso de burrice ou de bondade, por exemplo.
E parente que é amigo? Raros, no meu caso, porque não acredito que laço de sangue seja prerrogativa pra você amar ninguém.
E amigo que dá chilique? Ultimamente tenho vários (amigos e chiliques). Por isso é que tenho que limitar o número de amigos que posso ter. Vai que todo mundo começa a surtar ao mesmo tempo?

Amo meus poucos AMIGOS, com todas as suas características, beleza, inteligência e até chiliques. Por tudo que tenho aprendido com eles. Provavelmente seria mais fácil continuar anti-social, mas tenho que concordar que algumas delícias da amizade valem todo o sacrifício!

P.S.: Não dou conta de decidir as coisas. Fiquei numa dúvida cruel de qual foto eu ia postar. Escolhi aquela, mas tenho que mostrar as outras candidatas. Tão aí:





Um comentário:

Unknown disse...

Eu quero ter um milhão de amigos e que cada um me dê Hum real!