segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Mammalia


Obrigado por me pouparem da discussão do final de semana. Como disse o Haróculo hoje de manhã, "uma discussão dessas no seu quintal e você na sala".
Pois então. Adoro discussão, mas tava fazendo uma coisa muito mais legal. Tava em Guanhães, mamando horrores na minha mãe. Inclusive essa foto aí do lado sou eu mamando. Há mais de um quarto de século atrás. Mas vim me aperfeiçoando através dos tempos.
Quinta-feira só trabalhei até meio-dia. Saí mais cedo pra viajar de carona. Ótima viagem, fora o fato de uma cigarra ter entrado no carro. Sim, eu tenho medo de cigarra. Por que as cigarras não são espertas como os morcegos, que nunca batem e nem entram em lugares onde não deveriam? Que preguiça desses bichos burros. Mas me aproveitei da burrice dela para tirá-la do carro. Demorei um tempão, mas não toquei nela uma única vez, claro.
Então, cheguei lá, e no primeiro dia já rolou uma espécie de seresta lá em casa que foi ótima (sim, eu odeio rodinhas de violão, mas paguei minha língua).
Frustrei meu propósito de não pensar durante o feriado e usei toda a engenharia que me ensinaram pra fazer a distribuição das 22 pessoas na casa. Tive que pensar também no último dia, quando ensinei minha mãe a mexer no celular e dei aula de matemática pra 2 primos. Mas o resto do tempo, me abstive. Ah, diliça!
Não fiz quase nada, mas não me sobrou tempo nenhum. Não li o livro que levei. Não vi TV nenhum dia, apesar de gostar. Não, gracinhas bobas, lá tem luz e TV, eu é que não tive tempo mesmo. Mas vi velhos amigos, "balanguei" na rede um monte, pulei na cama elástica de novo (viciei, parece) e comi horrores.
Um dia acordei de manhã e tinha uma baciada de ameixas sobre a mesa. Enquanto comia e me deliciava, disse:
_ Adoro ameixas. Quase tanto quanto amoras.
Ao que minha tia respondeu casualmente:
_ Ah, é, tem amoras também.
Ninguém entende o significado real dessa frase, a menos que seja da roça. “Tem amoras” não significa que tem uma bacia de amoras, ou que tem amoras na geladeira, ou que minha mãe comprou amoras no sacolão (acho que nem vende isso no sacolão). Significa que a amoreira no fundo do quintal de casa está carregada. Chamei uns primos e fomos pro quintal. Porque sou da roça, mas sou medrosa. “Nunco” iria ao quintal sozinha. Nem no meu.
Enfim, cheguei lá, desprezei a ameixeira na ida (eu fui lá por causa das amoras, oras!) e cheguei à amoreira. Baixinha e muito, muito cheia de amoras pretas. Comi dezenas. Não, centenas. Quando não tínhamos mais nem uma vaguinha na pança, fomos pra ameixeira. Só pra ela não se sentir excluída. E comemos outro tantão de frutas. Sabe aquele lance de universo paralelo e tal? Tipo isso. E vêm me dizer que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço! Rá!

17 comentários:

Quem sou eu disse...

Meu Deus! Que delícia! Como eu gosto dessas coisas da nossa infância que nunca morrem! Camas elásticas e subir no pé pra comer fruta! Meu Deus! Como isso é bom! EU AMO SUBIR NO PÉ PRA COMER AMORA!
EU AMO SUBIR NO PÉ DE JABUTICABA TB!
A propósito, aqui em casa tem pé de ameixa e acerola. A gente pode dar uma treinada! rsrsrs

Unknown disse...

MOrcego entra sim em lugar onde não devem. EU mesmo fui vítima do assombro de um, quando tinha uns 10 anos e dormia na casa de minha tia. De repente um bicho desse adentra a sala onde eu tava dormindo. Eu vi aquilo voando e pensei: "Uai, andorinha não voa de noite pois elas dormem. Então isso só pode ser um.... MORCEEEEEGOOOOO! TIAAAAAA!" Só depois foi que soube que morcegos se alimentam basicamente de frutas e que os que chupam sangue, vivem em fazendas e em determinadas regiões. Mas fui saber disso somente depois de assistir a filmes de vampiros...

Unknown disse...

Gau... nem vem. Na sua época nem existia cama elástica!

Janaína disse...

Gau: 1 - Lie detected: nunca vi um pé de amora que dê pra subir.
2 - Quero ameixas da sua casa.
Grilo: 1 - O morcego entrou na sua casa porque quis, o sistema de direção deles é infalível.
2 - Na época da Gau tinha cama elática sim, mas só no Fantástico Mundo da Criança, no Parque das Mangabeiras.
Ambos: Esqueci de contar que brinquei de massinha de modelar lá em Guanhães também.

Unknown disse...

Até poderia ser o desejo dele, mas a casa da minha tia era um lugar onde ele não deveria ter entrado e eu sei que o sistema de direção dele é infalível. Eu não questionei isso.

Agora eu não posso nem brincar com as pessoas? Não estou gostando disso: você pode exigir abraço e eu não, você pode brincar de cama elastica, de massinha e eu não posso brincar de zoar a Gau.... Eu heim!?

Unknown disse...

E agora o povo vem falar que fruta tem pé....Eu achava que quem tinha pé era gente e bicho. Planta é a primeira vez. hahahahaha

Na casa da minha tia tem uma Mangueira, uma laranjeira, uma goiabeira. Tem uma amoreira também e na casa do meu primo uma Jaboticabeira.... rsrsrsrsrs

Unknown disse...

Massinha de modelar é legal, mas eu odiava quando eu misturava as cores. A massinha vermelha com a azul e deva aquele tom marrom-meio-roxo. E tb odiava pois nunca conseguis fazer uma esfera direitinho. Ficava sempre meio cônica a forma. Mas eu nunca pedi pra professora vir me ajudar.

Unknown disse...

ah! Muito legal a foto da amamentação. Eu não tenho foto assim, mesmo porque minha mãe se recusou a tirar foto minha enquando bebê. Eu era muito muito feio. Consegui ser mais feio que a versão atual.

marcotmarcot disse...

Eu já subi no pé de amora no cefet. Subi baixinho, mas subi. O problema é que pé de amora é cheio de lagarta.

Anônimo disse...

olha pessoal eu não deveria contar, mas vou revelar algo muito especial...

Ali pertinho da asembleia.... no quaretirão qeu fica entre o mat plus e a Elmo TEM UM PÉ DE AMORA!!!!!! um enorme que eu nunca alcanço (nem com o banquinho que eu levei uma vez) e um pezinho meio mixuruco mas que dá p alcançar algumas....

....claro que comi todas aquelas que estavam buenas.

Agora tem esperar pra que as outras amadureçam......
......ó não espalhem esse segredo hein!


-----
cama elástica no parque das mangabeiras era bom demais hein!

Janaína disse...

Ai, vamos lá. Resposta pros últimos 6 comentários, na ordem:

Os 4 primeiros são pro Grilo:
1 – Pode brincar quando quiser. E exigir abraço, e pular na cama elástica, modelar massinha e zoar a Gau. Fique à vontade. Principalmente pra parte do abraço.
2 – Preguiça de discutir o conceito de pé... Mas se eu puder subir em alguma dessas árvores, a gente pode discutir lá em cima.
3 – Nossa, também nunca consegui fazer uma cor que prestasse com mistura de massinhas. Nem uma esfera. (Nem quase nada legal, mas não quero me deprimir agora). Ah, e isso me lembra que alguém prometeu me convidar pra desenhar...
4 - A versão atual é feia? OK, sem comentários. Já estão dizendo por aí que eu estou babando ovo demais...
Naquela foto da amamentação eu tava com um mês de vida. Tem mais umas fotinhas minhas de bebê aqui. Se quiser, depois te mostro outras.

5 - Marcot: Né lagarta não, bobo. Aquilo preto é a amora.

6 – Anoca: Obrigada pela informação mais quente do ano. A gente pode até marcar um encontrinho lá. Vocês eu não sei, mas eu animo de ir.

Unknown disse...

Viu como não vale a pena confiar nas pessoas? Nem nas promessas! hahahah Eu me lembro de ter dito algo sobre colorir e não desenhar. Inda bem que não prometi, foi só uma idéia que não rolou devido às coisas feitas sem tempo e em cima da hora.

Anônimo disse...

ira!
me diverti com o seu comentário 5!

Quem sou eu disse...

ai ai Grilo né falo nada..na minha época tinha cama elástica sim..eu participava de colônia de férias no Sesi e brincava tá..Na sua é que não devia ter, considerando que você é MUITO mais velho que eu! Bobo, feio e chato vc! :p
Tem UM PÉ DE AMORA na UFMG perto do DA Bio no caminho pro bandeijão que dá pra subir. Eu nunca me aventurei, mas já vi gente lá no alto comendo as amoras mais madurinhas que eu não conseguia pegar porque tava alto.
O mundo me zoa mesmo! Bem feito pra mim..bonzinho só se fode mesmo...
Todo mundo só ama o blog da Janaína, ninguém vai lá comentar no meu...ok...tudo bem..nem falo nada...:*(

Quem sou eu disse...

Aliás tem gente que promete pedaços de bolos de nozes e macarronadas à bolognesa e não cumprem messssmmoo..tô esperando até hoje. Se deixar eu morro seca mas não como...

Janaína disse...

Sem choradeira, Gau. Faça o favor.

Janaína disse...

Muchachos, quebrei o link com minhas fotos de criança por segurança, ok? Não quero ver as fotos da bundinha que mamãe passou talquinho na web de forma indevida. Quem ainda quiser ver, so me de um toque que eu passo.