terça-feira, 9 de outubro de 2007

“O pior cego é o que não vê”


1
Vocês não têm noção de quantas pessoas pensam que eu tenho um caso com um dos meus amigos gay. E esse é daqueles que... dá pra perceber. Só que como a gente tá sempre junto, temos vários momentos de ternura alternados com rusgas homéricas, e de vez em quando nos cumprimentamos com um beijinho, tem gente que acha que a gente tem um caso! Achar é pouco, várias pessoas já me perguntaram! Ai, Jesus! Apesar de correr o risco de outros amigos acharem que a carapuça é pra eles, não vou contar o nome da bee pra não estragar a expectativa do povo que lê o blog e porventura torça pelo nosso romance.

2
Fui numa festa chique, à noite, super maquiada. Coisa de um centímetro de espessura na cara. Em outras palavras, tava linda (mas um tropeção faria a máscara cair pra frente). Uma pessoa que eu até então achava que tinha alguma noção, olha pra mim e fala:
_ Nossa, mas você tá tão coradinha!
Pelamordedeus, será que ela já ouviu falar em blush?

19 comentários:

Unknown disse...

Eu fico impressionado como as pessoas adoram tomar conta umas dos pintos e xoxotas das outras. Cada um faz sexo com aquilo que mais lhe convier. E daí se vc é caso de um gay? E daí? PREGUIÇA....Vai ver não tem homem com tanta competência e vc escolheu outras formas de amar. Depois vc me lembra de te contar o papo do taxista comigo. E até lá cantarole pra seus amigos: "...eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também!"....

Unknown disse...

sobre o número 2:
É pelo visto as pessoas insistem em tomar conta mesmo da vida das outras. Corada?.... E daí se vocÊ quis sair um pouco mais produzida e resolveu tirar do armario sua coleção de produtos da VICTORIA SECRETS? Ah neeem.....

Anônimo disse...

ter amigo gay é o que há nessa vida!
tem que se divertir com esses casos!

marcotmarcot disse...

É, a gente não tem um romance. Avisa para eles mesmo, Jana!

E aqui, Queen Victoria publicly declared makeup improper, vulgar, and acceptable for use by actors, only. E eu concordo com ela.

Quem sou eu disse...

Amigo gay é T U D O !

Ps [independente de opções sexuais]: EU QUERO MEU GRILO PHALANTE DE VOOOLLTAA !!!!!!

Janaína disse...

Não disse que a carapuça ia servir em muita gente?
Marcot: Sinto desapontá-lo, mas não era de você que eu estava falando. E se Victoria não gosta que os mortais se maqueiem, tudo bem, eu uso Clinique;)

Haroldo Lage disse...

Amigo(a) é tudo de bom.
Se ele curte papai-mamãe, titio-vovô, rammster-pitbull o problema é dele(a).
Na pré-adolescência tinha asco de homossexual por inércia famíliar, com o tempo tomei rédea da minha vida e cada um faz o que quiser, bastando que para isso não torrem o meu querido saco.
E sobre a maquiagem, não uso mesmo, e prefiro guria de maquiagens discretas, um reforço no olho, uma boca mais corada e por aí vai, não curto excessos.

E sobre a homossexualidade novamente tenho lembrado de uma frase política que se encaixa (sem trcadilhos) com perfeição aqui: "Não mais conservador que oposição no poder". O preconceito tb vem do lado inverso quando o grupo é homossexual.

Obs: Ano que vem vou fazer uma passeata do orgulho hétero, quem vem comigo? :D

marcotmarcot disse...

Acho bem perigoso esse tipo de coisa: para cair para um lado preconceituoso é muito fácil.

E passeata do orgulho hetero é um passeio pela rua num dia normal; tá certo que agora os gays começaram a ter um pouquinho mais de espaço, mas continuam sendo convidados a se retirar de restaurantes, bares, entre outros espaços privados. E continuam sendo incomodados nos públicos.

E, se você fosse uma pessoa realmente desencanada com a questão do homossexualismo, eu simplesmente riria da sua proposta; mas já vi você fazendo piadinhas sobre homossexuais mais de uma vez, o que me faz ter uma certa desconfiança sobre como seria essa passeata.

E nunca, nunca, sofri preconceito por ser hetero. E olha que eu freqüento muito os meios homossexuais. Acho que esse preconceito está na cabeça de quem quer ter a liberdade de falar que o homossexualismo é legal, desde que não me encham o saco, sem definir muito bem o que seria isso: beijar em público? dar uma cantada? Coisas inocentes como essa podem ser consideradas por umas ou outras pessoas encher o saco, e ninguém reclama quando parte de heteros.

Essa ilusão de novela das 8 nos faz quase acreditar que não existe mais preconceito.

Haroldo Lage disse...

Entro nessa flame ou não? Humm...
Já vi os vídeo no youtube...
No reader não tem nada de novo...
Vamos lá então!

Cair para o lado preconceituoso é um risco em todo movimento do orgulho [da mulher/gay/negro/coloque aqui sua classe "minoritária" favorita] e por aí vai. Portanto risco por risco eu prefiro o risco simétrico, em toda a plenitude da igualdade tão defendida por essas passeatas desiguais.

Pois que os gays ganhem espaço que possam andar de mãos dadas, se beijando com tantos limites quanto o meu comportamento "padrão". Tirando as complicações que pode gerar na logística dos banheiros (masculino, feminimino, ???, ???, ?!?!!?) a humanidade só tem a ganhar.

Marcot, está afirmando que não sou uma pessoa desencanada no que se refere a homossexualismo. Realmente ainda tenho meus preconceitos e luto contra eles, no melhor estilo de auto avaliação. Como você se coloca em uma posição a parte da "minha sujeira preconceituosa" a ponto de criticar minha posição humana, gostaria que me informasse o caminho para a perfeição pois ainda o estou procurando.

Sobre as piadas, a vida é uma piada, o problema é que a maioria das pessoas ainda não a entendeu para ver a graça. Faço piada com tudo, na maioria do tempo se alguma piada te ofendeu peço que me fale, puntualmente e logicamente, prometo que se eu concordar me esforçarei para melhorar. A passeata é uma piada, sim mais uma, não das melhores, é fato, mas é uma piada, uma apologia tanto com relação ao excesso de passeatas de "causas nobres" quanto ao aumento do espaço homobissexual. E explico com mais detalhes, como essas passeatas são geralmente associadas a minorias (seja lá qual o critério), reconheço o aumento do espaço homobissexual a ponto de afirmar que eu sendo um heterossexual assumido em breve estarei em minoria. Capichou? Agora não me deixe sem graça e ria pelo menos sorria. :D

Olha, para mim um homossexual é simplesmente análogo a uma mulher por quem eu não tenho o mínimo interesse sexual. Conversar, trocar idéia e por aí sem problema. Se me cantar eu corto, se me cantar 10x eu apelo. Se passar a mão na minha bunda eu apelo. Para mim isso chega bem perto do que considero ideal (a ponto de me parecer que falta nada).

Sobre beijar em público, por mim sem problema também, mas dar uns pegas no meio do shopping, assim como comigo, não rola.

A Marcot, a última novela que eu assisti se chamava Quatro por Quatro, já tem um tempinho.

Bem, cansei. Inté a próxima

marcotmarcot disse...

O risco é bem maior quando o grupo é hegemônico, não importando tanto se é minoria ou maioria. A burguesia é minoria, e mesmo assim é hegemônica. Assim como os brancos. Os heterossexuais, além de grupo hegemônico é maioria.

Homossexuais não perdem sua identidade de gênero pela opção sexual. Homens continuam sendo homens e mulheres também, e não vejo nenhum problema na logística dos banheiros. Nas boates gays funciona muito bem.

Quanto a isso, minha opinião pessoal é que tinha que ser um banheiro só para os dois gêneros, mas sempre que eu falo isso aparece alguma garota machista defendendo os banheiros separados.

Não estou dizendo que sou perfeito, também tenho uma série de problemas. É só que eu só me proporia a fazer ou participar de uma passeata do orgulho hetero, seja de brincadeira ou na realidade, se estivesse muito seguro com relação a meus preconceitos. E isso porque sei que eles sofrem bem mais do que a gente pelas suas opções, e precisam muito mais de uma coisa desse tipo. Para eu chegar à conclusão de que eu também estou sofrendo com relação ao preconceito com os heteros, para me colocar numa posição de oprimido igual a deles e fazer uma passeata, eu me cobraria um pouco menos de preconceito com relação a esse assunto.

As piadas são uma forma lamentável de passar um conteúdo semi-explícito despercebido. E isso não é qualquer piada, mas muitas delas. E não estou falando uma novidade: a comédia já é tachada de reacionária desde a Grécia antiga. As nuvens, de Aristófanes, é um ótimo exemplo. Um exemplo mais contemporâneo é a enxurrada de piadas sobre o Lula que circularam na internet depois que ele ganhou a presidência. E quase todo mundo que me repassava elas, era daquele tipo que fala que não gosta de política. Não que eu seja contra a comédia, só acho que ela, assim como qualquer manifestação artística, deve ser feita com um mínimo de reflexão. E piadas preconceituosas não são menos ruins do que outras formas de preconceito só porque são piadas.

Sobre as piadas individuais, eu me lembro de comentar sobre uma com você, e não me lembro se vi você fazendo outra.

Uma coisa que pesou também para falar que você não é tão desencanado foi uma vez na casa da Cau que você falou muito enfaticamente que era hetero, que sempre foi e tal. Achei aquilo uma coisa meio auto-afirmativa demais para quem não tem problemas com a questão. Mas posso estar enganado quanto a isso.

O espaço homo-bi-sexual não vai alcançar nem de longe o hetero. Não estou dizendo que isso nunca vai acontecer, mas se for, vai ser numa sociedade bem diferente da nossa. Como falei, é uma ilusão de que está aumentando tanto. Está aumentando, mas de um número bem pequeno para outro maior, mas ainda bem pequeno. O que aumenta mesmo é o número de simpatizantes: pessoas que tem amigos gays e vão em boates, paradas, mas que não o são, mas que não fazem a mínima questão de se afirmar como hetero também — sobre esses, nem precisa citar exemplo. Também aumenta o número de curiosos, pessoas que experimentam e depois desistem, ou que simplesmente não têm nenhuma possibilidade fechada.

Mas fiquei feliz pelo jeito que você falou que trataria um gay, eu esperava que você não fosse tão tranqüilo para não se importar que ele chegasse em você. A maior parte dos homens sentem uma raiva incontrolável: acho que pode ser por medo de cair em tentação.

Sobre a novela, não quis dizer que você as assiste, apesar de você comentar sobre elas em seu blog. É que realmente acho que aquela novela foi um momento importante da história do homossexualismo no Brasil, principalmente do lesbianismo, e principalmente entre adolescentes. Na época houve um aumento enorme dessa classe — como disse, de um número pequeno para outro pequeno também — e acho que foi lá que começou esse impressão de que eles estão crescendo.

Quem sou eu disse...

okwey...continuo aqui feliz. Eu e minha SKOL altamente gelada.

Unknown disse...

:S

Haroldo Lage disse...

Sabe o que falta nessa discussão? Mesas metálicas garçom gordo e sorridente. Porções de fritas e cerveja gelada!

A separação dos banheiros atualmente é feita por algo maior do que questões físicas. Embora idealizados em um momento em que "só" existia homem macho comedor de mulher e mulher submissa comida por homem, eles foram pensados assim. Imagine um travesti, embora possua pênis não imagino que se ele fosse em um banheiro masculino de um shopping seja bem recebido. Vale lembrar que não entrei no mérito de mudança de mentalidade. Banheiros únicos ainda demoram algumas gerações creio eu, isso porque acabaria com uma das maiores convenções sociais atuais, a partida de ping pong entre as mulheres e a consequente troca de fofocas e pretenções de conquista.

Tem piadas e piadas marcot, nem todas são reacionárias revolucionárias e preconceituosas mesmo lidando com assuntos "pesados". A questão na casa da cacau é a mesma questão, elucubrando sobre esse eventual futuro brinquei com a mesma questão que expliquei anteriormente, da minoria hetero. Se a piada não foi entendida, vamos expô-lo mais um pouco (aos que buscam risadas podem pular algumas linhas, mas é interessante entender). Uma grande ferramenta da compreensão de diferenças e eliminação dos preconceitos é a empatia, saber entender o que passa na cabeça dos outros. Quando eu chegava a uma pessoa hetero convicta comedor de mocinhas, conversava sobre homossexualidade e preconeito eu falava "Imagina se vc fosse gay", além de ameaças de morte eu não conseguia o meu objetivo pois o cara desconsiderava totalmente a possibilidade, talvez esse seja o exemplo melhor da alto afirmação excessiva que vc mencionou anteriormente. Resolvi mudar de tática, já que contar com imaginaçao alheia nem sempre é algo interessante, pena que não fizeram teatro, é ótimo, então segui com outra tática: "Imagine que o resto da humanidade é homobissexual", que o comum é homem pegar homem e mulher e vice versa, casamentos gays são constantes e por aí vai. Nesse mundo fictício vc é um hetero convicto (é engraçado como nessa hora o ouvinte muitas vezes dá um sorriso, estufa o peito, como se imaginasse um dos últimos machões comedores de mulher da humanidade), porém, como a sociedade é gaybi vc sofreria preconceitos, poderia perder emprego, "amigos"e mesmo relacionamento com familiares. A história segue explorando os outros lados do preconceito, pelos caminhos que vc por conhecer bem a galera homobi sabe bem e não vou ficar repetindo história. Não consegui fazer com que o macho comedor fosse a uma boate gay, mesmo que só quisesse comer as não entendidas, ainda assim a música é boa.
(Eu avisei que não seria engraçado, mas vai dizer que não foi instrutivo?)

E sobre a novela, vc está falando desse artigo aqui? http://recintoharocular.blogspot.com/search/label/Caminhos%20do%20Cora%C3%A7%C3%A3o vc viu a parte que comento de novela, mas pulou a parte que eu falo que não a assisti, lê de novo e entenderá o por que o escrevi.

Garçom, traz aquela que tá escondida da diretoria! Isso traz a noivinha para nós!

Obs: Se eu ficar com LER vou processar a Ira.

marcotmarcot disse...

Não acho que um travesti seria tão mal recebido num banheiro masculino. Quando fui alistar no exército — tá certo que não é um banheiro masculino, é um pouco mais sujo — tinha um travesti lá; com certeza ele sofreu muito preconceito, mas ninguém foi agressivo com ele: a maioria das pessoas se limitava a assobiar de brincadeira.

Enquanto pensarmos que algo é para as próximas gerações, continuaremos adiando o projeto. É como a promessa de começar o regime na segunda feira. Para mim não tem nada para amanhã não, tudo é para ontem.

Patrícia Souza (Tiça) disse...

Apressado!
=P

Adriana Rodrigues disse...

"a maioria das pessoas se limitava a assobiar de brincadeira." (Marcot)

... sem comentários.


Eu não vim aqui pra entrar na discussão, só vim contar que eu soube recentemente que os banheiros em Paris são unissex: tem o mictório no meio e as "casinhas" nos cantos, mas é unissex. Quem contou foi uma amiga que esteve lá há 15 dias.

marcotmarcot disse...

Sem comentário por quê?

marcotmarcot disse...

E comentar um trecho de outra pessoa, com a frase "sem comentários" é uma boa forma de não querer entrar na discussão.

Janaína disse...

Ah, não, seus traidores! Essa discussão toda acontecendo e eu nem estava aqui! Não acredito! Falta de respeito! Nem acesso a internet eu tinha onde eu estava! Mas ainda bem, porque não ia dar tempo mesmo... daqui a pouco eu conto pra vocês. Tenho 73 e-mails pra ler antes. Bacios.