segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A prima também escreve...


Diálogo:
- Oi, minha prima está querendo colocar um post lá no blog...
- Ué...pode ser...sobre o quê?
- Sei lá...acho que algo sobre como a gente fala rápido, aí a gente tem que repetir...sei lá... vou te passar e você olha...se não quiser a gente não coloca...

Foi algo tipo isso...Não sei, porque eu não guardo conversar de msn! Né, Ira? Mas, enfim, está aí o texto da Renata, prima da Ira... Claro que eu vou postar sem ler...e depois faço um comentário... Claro que vou fazer um comentário!!!
Preparados??? Whatever!

"A Ira e eu temos um probleminha oral: dizem que falamos excessivamente rápido. É fato que depois de todas as minhas frases eu escuto “Hã, que que cê falô?”. Vai ver minhas idéias são complexas demais pra esse povo.

Segundo a Ira, quando faço uma ligação, condenso uma frase em uma sílaba:
_ Alôérenatudobem?
_Hã?
_Alô. É Renata. Tudo bem?

Tenho dúvidas se a velocidade da minha fala é algo negativo. A questão é que meu pensamento é muito mais veloz que minha fala, logo, preciso falar muito rápido pra lembrar de tudo o que pensei.

Minhas conversas com a Ira são agitadas. Vou omitir que são também inteligentes e agradáveis. Sempre é uma vantagem, afinal quem bica, digo escuta, entende bulhufas.

Há diferenças nestes dois modos de falar. Eu sou mais mineira, uso muitas expressões típicas de Minas, de Guanhães ou minhas mesmo, em resumo palavras do cotidiano, sempre comendo uma ou outra letra. A Ira fala rápido e adora exibir palavras complexas, dessas que a gente só lê e nunca ouve, pronuncia todas as letras e sílabas conferindo a tonicidade correta a cada uma delas. A gente até acha que está ouvindo uma tese de doutorado, apesar de eu nunca ter ouvido uma.

Sinto falta apenas de pensar duas vezes antes de falar. Quem me conhece deve saber que não há um filtro entre meu cérebro e minha boca. Falo tudo que penso e, em geral, pago caro por isso. Ainda assim gosto desse meu jeito apressadinho de ser.

Outro dia a Ira e eu estávamos discutindo sobre este assunto e percebemos algo curioso. Tipo...

_Cêsaseonspasnasavas?
_Hã?
_Na Savassi.

Sempre que o ouvinte diz que não entendeu o início de uma frase, o (aquele que fala) repete apenas o final. Isto é tão comum entre a Ira e eu quanto entre as outras pessoas, e avacalha o diálogo. É por isso que adoro falar com gente como eu, que fala e pensa rápido, pra não passar por isso.

Renata Cristina Pimenta Marques, a “minha prima”."



3 comentários:

Vaidade disse...

blábláblá Vai ver minhas idéias são complexas demais pra esse povo.blábláblá A questão é que meu pensamento é muito mais veloz que minha fala... blábláblá

e eu que sou a vaidade...
fiquei com preguiça de comentar mais sobre o texto em si...mesmo porque faltou acidez...

adoro liberdade de expressão, acho digno esse negócio de falar o que pensa na "grande rede" mas vamos combinar? Não vamos encomendar textos; não vamos tocar em assuntos e depois falar "hummm isso podia ir para o blog"; não vamos ficar cobrando textos ou tirar satisfação de por que não escrevemos essa semana!!! Fechou???

Vaidade disse...

Ahh, e chegou de cartinhas pra Tia Xuxa pedindo pro texto ir pro blog...ok???

Janaína disse...

Nossa, vou depois preparar um texto só sobre isso. Depois. Hoje não. Estou com um péssimo humor e não quero ser mal-educada aqui, isso é um blog de respeito...